DII Brasil
DII Brasil
Conhecer quem somos é o primeiro passo para entender o nosso propósito. Na DII Brasil, acreditamos que cada ação faz a diferença na vida de quem convive com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Nesta página, você vai descobrir nossa essência, nossa razão de existir e o que norteia nossas ações todos os dias. Apresentamos nossa missão, visão e valores, que refletem o compromisso com a transformação social, a busca por direitos e a construção de um futuro mais digno para todos os pacientes.
Missão
Conscientizar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados e suas famílias.
Visão
Sermos reconhecidos como um porto seguro para todas as pessoas com diagnóstico de Doença Inflamatória Intestinal em território nacional.
Valores
Empatia, comunicação, superação, inovação.
Legado
Nosso compromisso é assegurar a excelência no processo diagnóstico, tratamento e qualidade de vida dos portadores de DII.
Lema
Somos pacientes cuidando de pacientes. A paixão é o que nos move.
Eixos de atuação
Buscamos trazer visibilidade a essas condições, promovendo a compreensão e empatia da sociedade em relação às DII, através das seguintes ações:
1) Trabalhar pela divulgação da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa e, através da educação da população, conseguir diagnósticos cada vez mais rápidos.
2) Trabalhar por políticas públicas que garantam visibilidade à causa e qualidade de vida aos portadores em todo país.
3) Trabalhar pela formação e crescimento saudável das associações estaduais e regionais de pacientes.



Seja um doador e mude conosco a história de quem convive com uma Doença Inflamatória Intestinal.
DII Brasil
Nossa história

Janeiro 2014
Nossa jornada começou em janeiro de 2014 quando éramos apenas um grupo de Facebook e, dentro dele, recebemos o pedido de ajuda que mudaria o curso da nossa história. No interior do Paraná, a irmã de Marciano Machado de Brito nos procurou desesperada. Ele convivia há sete anos com Retocolite Ulcerativa mas, sempre que buscava atendimento médico, recebia apenas paliativos, sem o tratamento adequado.
A falta de acesso a um diagnóstico preciso e a terapias eficazes comprometeu sua saúde de forma irreversível. Seu peso despencou para pouco mais de 30 quilos e ele já estava debilitado. A situação de Marciano refletia a realidade enfrentada por muitos pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa no Brasil: desinformação, demora no atendimento e negligência no tratamento.

Naquele mesmo mês...
Diante dessa urgência, unimos esforços. Mobilizamos pessoas, recursos e conseguimos garantir que Marciano fosse internado, recebesse nutrição e os medicamentos necessários. No dia 21 de janeiro de 2014, ele passou por uma cirurgia para remover todo intestino grosso que já estava necrosado pela falta de assistência adequada. Na manhã seguinte, mesmo na UTI, ele mandou para nós a mensagem que jamais esqueceremos: éramos os únicos amigos que havia feito nos últimos sete anos.

E este foi nosso marco zero!
Infelizmente, naquela mesma noite, Marciano não resistiu. Sua história jamais será em vão. Não foi a Retocolite Ulcerativa que o levou, mas sim a falta de informação, acesso e suporte.
Desde aquela noite nossa missão se tornou inegociável: lutar para que nenhuma outra vida seja interrompida pela falta de tratamento e que todo paciente com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa tenha acesso a diagnóstico no tempo certo, assistência médica de qualidade e suporte contínuo.
A história de Marciano inspirou leis que cuidam da sensibilização da nossa causa em todo país. Conheça todas elas na página "Leis e Projetos em vigor".
Com mais de uma década de trabalho, hoje somos a DII Brasil. Somos pacientes trabalhando por pacientes. A paixão pela causa é o que nos move.