Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

No Brasil, a incidência dessas doenças tem aumentado nas últimas décadas, tornando-se um problema de saúde pública. Nesse contexto, as associações estaduais de doenças inflamatórias intestinais desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar dos pacientes e na conscientização sobre essas condições.

A formação das associações estaduais de DIIs é resultado do reconhecimento da necessidade de unir esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essas doenças. Essas organizações sem fins lucrativos tiveram o nascimento estimulado pela DII Brasil e  são compostas por pacientes, familiares e apoiadores, todos unidos por um objetivo comum: proporcionar apoio, informação e recursos para aqueles que enfrentam DIIs.

A importância dessas associações é notável em vários aspectos:

Apoio aos pacientes em cada Estado e no Distrito Federal, conscientização pública e promoção da qualidade de vida das pessoas que convivem com o diagnóstico da Doença de Crohn ou da Retocolite Ulcerativa.

Em resumo, as associações estaduais de doenças inflamatórias intestinais desempenham um papel vital na vida dos pacientes, oferecem um senso de comunidade, apoio emocional e recursos valiosos para aqueles que vivem com DIIs, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e um futuro mais esperançoso para todos os afetados por essas condições no Brasil. Abaixo, segue a relação das associações em todo país e o contato de cada uma delas.

Contato em cada Estado e no Distrito Federal:
  1. Alagoas: aadii.alagoas@hotmail.com e whatsApp +55 (82) 99975-3443
  2. Amapá:  whatsApp (96) 98115.2243 
  3. Amazonas: diiamazonas@gmail.com ou whatsApp (92) 99112-3756
  4. Bahia: diibahia.contato@gmail.com
  5. Ceará: diiceara@hotmail.com ou whatsApp (85) 99616-5113
  6. Distrito Federal: adiidf2002@gmail.com ou whatsApp   (61) 99551-0121
  7. Espírito Santo: contato.diies@gmail.com ou whatsApp (27 )99773-5113
  8. Goiás:  agdii@yahoo.com ou whatsApp (62) 98150-5408
  9. Maranhão: amadiiassociacao@gmail.com  ou whatsApp (98) 99608-4396
  10. Mato Grosso: diretoria@apdiimt.com.br ou whatsApp (65) 98119-8202
  11. Mato Grosso do Sul:  diimatogrossodosul@gmail.com
  12. Minas Gerais: contato@amdii.org.br e whatsApp (31) 97560.9304
  13. Pará: contato.adiipara@gmail.com ou whatsApp (91) 98871-9995
  14. Paraná: apardii.oficial@gmail.com 
  15. Paraíba: diiparaiba@outlook.com 
  16. Pernambuco: pernambucoadiipe@gmail.com
  17. Piauí: acronnbr@gmail.com
  18. Rio de Janeiro: contato@adiirio.org.br ou   whatsApp (21) 98252.9455
  19. Rio Grande do Norte: diirn84@outlook.com
  20. Rio Grande do Sul: contato.agadii@gmail.com  –  No instagram: @agadiirs
  21. Rondônia: diirondonia2017@gmail.com ou whatsApp (69)  9925-2320
  22. Roraima: diiroraima@gmail.com 
  23. Santa Catarina: contato@diisc.org.br
  24. São Paulo:  Participe do grupo de whatsApp da Associação Paulista
  25. Tocantins: diitocantins@gmail.com ou whatsApp (63) 98112.8414
  26. Zona da Mata (MG):  adiizom@amdii.org.br
  27. Triângulo Mineiro: atrimdii@amdii.org.br ou  whatsApp (34) 99120-2320
  28. Sul do Espírito Santo: diiessul@gmail.com ou whatsApp (28) 98112-5821
  29. Acre: solicitamos aos portadores que façam contato com a DII Brasil pelo whatsApp (31) 3203.0182.

SEMANA ESTADUAL PARA SENSIBILIZAÇÃO PARA AS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS E LUTA PELOS DIREITOS DOS PORTADORES

Em vários Estados já existem leis que tornaram oficial a Semana de Divulgação e Sensibilização para as Doenças Inflamatórias Intestinais e luta pelos direitos dos portadores.

Em outros Estados já existem Projetos de Lei no mesmo sentido. São eles:

  1. Acre – PL 135/2020 – Deputado José Luis Tchê
  2. Mato Grosso – PL 643/2020 – Deputado Dr. João
  3. Rio de Janeiro – PL 1570/2019 – Deputada Enfermeira Rejane
  4. São Paulo – PL 196/2016 – Deputado Gil Lancaster

Seguimos trabalhando juntos!

Núcleo de voluntariado para suporte às associações estaduais

Ana Luiza Moura de Sousa

Ana Luiza Moura de Sousa

Ana Luiza Moura de Sousa é formanda em Biomedicina na Universidade FUMEC. Mãe de planta e grande fã de jogos para relaxar e de filmes de terror, Ana atuou também em grupos não oficiais de voluntariado, participou de evento de doação de sangue da Universidade FUMEC em parceria com o Hemominas em 2023 e como testadora em evento de testagem de IST's da Universidade FUMEC em parceria com a CTA de Belo Horizonte. Ana quer auxiliar na melhoria da qualidade de vida e educar sobre a saúde e a importância dela nas vidas das pessoas. Ana Moura é responsável pelas artes das redes sociais da DII Brasil e dá suporte a associações estaduais, sob demanda.

Lorrane Santana

Lorrane Santana

Lorrane é Bacharelanda em Psicologia pela Faculdade Pitágoras. Colaboradora terceirizada no cargo de Assistente Administrativo no TJMG. Lolla é voluntária no time da DII Brasil dando suporte às Associações Estaduais.

Heloísa Helena Rampazzo

Heloísa Helena Rampazzo

Heloísa Helena Rampazzo é funcionária pública aposentada. Atuou por 34 anos em diversas áreas administrativas da Universidade Estadual de Campinas-SP, na implantação de sistemas e rotinas administrativas, voltadas ao ensino e extensão. Foi voluntária por 2 anos na digitalização de notas fiscais doadas ao Lar Ternura, em Campinas-SP. Através da plataforma Conecta Brasil, Heloísa chegou à DII Brasil, sendo formalizada como voluntária do Comitê de Comunicação.

Júlia Carvalho Vidal

Júlia Carvalho Vidal

Julia Carvalho é Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC e pós graduanda em Direito Processual Civil. Atua como Paralegal em um escritório jurídico no exterior.
Natural de Arcos-MG e morando na Capital Mineira, foi diagnosticada com Crohn em 1999. Escritora amadora, passou a utilizar seu instagram para escrever e falar sobre sua vida e o Crohn. Porém, conta que apenas em 2023 encontrou apoio na DII Brasil para compartilhar um pouco da sua vivência com a doença. Júlia é proativa e tem ideias inovadoras.  E é voluntária de suporte administrativo da DII Brasil em Belo Horizonte/MG.

Karen Gomes

Karen Gomes

Karen é estudante de Jornalismo na universidade paulista- UNIP e estagiária de mídias sociais.  Não tem doença inflamatória intestinal mas a vontade de melhorar o mundo a levou ao voluntariado.  Hoje Karen é voluntária da DII Brasil, responsável pela criação das redes sociais da ADIIPE (Associação de Alagoas) e DIIRN (Associação do Rio Grande do Norte).

Amanda Rabelo

Amanda Rabelo

Amanda é graduanda em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é  uma apaixonada pela área de marketing e relacionamento com o cliente. Durante sua jornada acadêmica, destacou-se como integrante ativa de um projeto inovador, dedicado a auxiliar alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica a se integrarem ao ambiente da graduação, contribuindo significativamente para a redução da evasão ao longo de três anos.
O despertar para a realidade da Doença de Crohn surgiu por meio de uma conhecida e, movida pelo desejo de retribuir à sociedade as oportunidades que recebeu, Amanda encontrou no voluntariado uma maneira poderosa de fazer a diferença. Atualmente, ela é responsável pela criação das artes do Instagram da DII Ceará e DII Paraíba,  utilizando suas habilidades para ampliar a conscientização e apoiar aqueles afetados pelas Doenças Inflamatórias Intestinais.

Míriam Fialho

Míriam Fialho

Míriam trabalhou por muito tempo em áreas administrativas/financeiras. Quando mudou do Rio Grande do Sul para Santa Catarina resolveu realizar o sonho de trabalhar ajudando pessoas.  Foi quando veio a graduação em Psicologia, tendo encontrado na Psicologia Clínica seu ideal de atuação. Foi voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero.
Tem dois filhos, e o mais novo, hoje com 25 anos, teve diagnóstico de Doença de Crohn aos 17. Após o diagnóstico de uma doença totalmente desconhecida para ela, Míriam conheceu a Associação de Santa Catarina (DIISC) e depois a DII Brasil.  Míriam diz que as associações de pacientes fazem um papel fundamental do acolhimento em um momento muito difícil. Seu propósito como voluntária é lutar pela visibilidade das DII.  Míriam hoje é voluntária da DII Brasil e é a responsável pela escolha dos temas das palestras mensais no projeto CUIDAR DE QUEM CUIDA, além de ter voz ativa na escolha dos palestrantes. 
Larissa Marques

Larissa Marques

Larissa tem 23 anos e mora em Aracaju/SE. Estuda Psicologia na Universidade Tiradentes e sempre teve vontade de ser voluntária em algum projeto. Suas áreas favoritas do curso de formação são hospitalar, saúde e social. Apesar de não ter uma doença inflamatória intestinal, Larissa está sempre disposta a aprender e a ajudar as pessoas. Hoje Larissa é voluntária da DII Brasil e atualiza as artes que são publicadas no feed do nosso Instagram.