Reiki: uma terapia complementar

As terapias holísticas ganharam em definitivo seu espaço no ambiente social mostrando alternativas aos males comuns.  

O que é Reiki e como ele funciona?  

O Reiki tem ganhado o seu merecido espaço na área terapêutica e até científica. Por meio dele, indivíduos com os mais variados tipos de problemas têm alcançado a paz que tanto desejavam, e o melhor é que se trata de uma terapia versátil, ainda que tenha diretriz única. Tanto dores físicas, como mentais e emocionais, podem ser trabalhadas. 

Essa terapia não implica em abandonar outros tratamentos, muito pelo contrário, as sessões podem até reforçar o tratamento principal que o paciente vem fazendo. É uma terapia de reposição energética complementar à medicina convencional, acelera e potencializa os tratamentos alopáticos e isso acaba por dar mais segurança de que a pessoa possa se recuperar de qualquer mal estar.

O que é Reiki?  

É uma técnica de cura alternativa muito utilizada em institutos terapêuticos de todo mundo, que utiliza as mãos para cura através do universo holístico, que trata o ser humano como um todo. O Reiki foi sistematizado no início do século 20, no Japão, por Mikao Usui e aos poucos foi difundido para o resto do mundo. Através da imposição das mãos do terapeuta é recuperado o equilíbrio nas áreas física, mental, emocional e até mesmo espiritual. Nosso corpo e a nossa psique, que funcionam através de instintos e impulsos, pensamentos, palavras, ações, energia que vai aonde desejamos atingir. 

Mas como isso funciona? 

Entendemos melhor o que é Reiki quando a gente vê a terapia na prática, mas é aqui que a energia do universo pode ser canalizada através do terapeuta e quando a técnica é aplicada, é capaz de reequilibrar a energia interna de quem recebeu e livrar de várias impurezas.

Podemos aplicar Reiki em pessoas, plantas, animais, na casa, no ambiente de trabalho, a gente pode, na verdade, canalizar a energia do universo onde achar necessário. O terapeuta se torna o canal por onde essa energia é transmitida, usando suas mãos em formato de concha, compreendendo a energia presente ao redor, o terapeuta pode captá-la e manejá-la, por exemplo, no corpo do paciente em tratamento. Desta forma é possível tratar e equalizar a energia de quem recebe e acaba refletindo nos sintomas.

Como são as sessões de Reiki? 

Normalmente a sessão de Reiki pode ser realizada com a pessoa sentada ou deitada. O terapeuta posicionará as suas mãos no formato de concha sobre o corpo da pessoa em pontos ligados aos sete chakras principais fazendo uma transmissão de energia. O principal objetivo é equalizar os chakras, a fim de restabelecer os fluxos energéticos desses pontos. Vale lembrar que contato físico é dispensado nessa terapia. Dessa forma a pessoa pode ficar tranquila e não há constrangimento algum. A sessão dura cerca de uma hora e pode ser acompanhada de uma música relaxante, por exemplo, ou pode ser também em silêncio. É importante que a pessoa vá para a seção sem pressa, sem estar com o tempo corrido, pois pode ser que a sessão dure mais do que uma hora, por exemplo, e alguma coisa pode acontecer no sentido energético, onde a pessoa queira relatar algo antes da sessão, ou depois da sessão, mas é uma sessão muito tranquila e relaxante. Justamente esse relaxamento é que faz com que a pessoa se equalize cada vez mais.

Qual a origem do Reiki? 

De origem japonesa, foi criada por Mikao Usui, em 1922. A palavra Reiki tem vários significados, mas todos eles como certa correlação, energia vital, força vital, energia espiritual, isso depende muito de quem traduz, mas se traduzirmos separadamente, “rei” significa sabedoria divina, espírito milagroso e “ki” significa energia vital, consciência, sopro da vida, gás, então se formamos “reiki”, é a prática terapêutica que admite um princípio vital distinto, um só tempo da alma e do organismo, essas energias fluem através dos chakras. 

Mas ainda resta uma dúvida, como foi que o Usui descobriu o Reiki? É uma história muito interessante, bonita, sua origem começa na juventude de Mikao Usui onde ele estudou o Kiko, uma técnica de cura que usa a energia vital da própria energia, da própria pessoa, mas Mikao buscou aprofundar no Kiko. Ele era muito estudioso e viu que esse método deixava o usuário esgotado, totalmente exaurido e foi exatamente a insatisfação de Usui que proporcionou a origem do Reiki. Ele buscava uma forma de curar as pessoas através da energia vital, mas sem que ela ficasse exaurida depois do processo.

Mikao Usui era um pesquisador incansável, por muito tempo ele buscou técnicas para tratar pessoas no universo holístico. Ele era do Japão e foi para China e Europa Ocidental em busca de informações a respeito de várias técnicas. Então em 1914, ele passou 21 dias meditando, orando e fazendo cânticos. Ele era um monge e o local escolhido foi o Monte Kurama, uma montanha sagrada que fica próximo a Kioto, e é considerada o coração espiritual do Japão, onde há vários templos sagrados que representam diversas divindades.

Essas atividades duravam cerca de 21 dias e neste tempo geralmente era só meditação, oração, cânticos, tudo em jejum. Não se tem relatos na verdade sobre qual atividade exatamente Mikao Usui estava realizando quando iniciou a origem do Reiki, mas o que se alega é que ele recebeu um dom através de uma revelação mística, e conhecendo o poder espiritual, ele o chamou de Reiki. Devia ser recebido pelo seu corpo através de seu chacra coronário.

Mikao Usui foi quem deu origem à prática de cura através das mãos, em 1922, por meio dessas pesquisas e vivência espiritual que ele teve lá. 

Acredita-se que ele, através de meditação, entrou em contato com um ser superior, que lhe ensinou essas técnicas, que buscava através da metodologia da imposição das mãos e alguns símbolos que o Reiki possui.

Vamos falar sobre alguns benefícios do Reiki. Vários fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação, insônia, respiração inadequada, ansiedade, mágoa, apego, raiva, baixa autoestima, enfim, são várias coisas que são capazes de interferir no fluxo energético e com isso podem causar distúrbios físicos e psíquicos, portanto o Reiki serve para desbloquear essa energia regulando o fluxo, consequentemente, resgatando o equilíbrio que é preciso para ter saúde e bem-estar.

Alguns exemplos: baixa autoestima, como eu disse, síndrome do pânico, cansaço, insônia, mal-estar, tudo isso faz com que uma coisa atrapalhe a outra. Se uma pessoa está com problemas de ansiedade, muito provavelmente isso irá gerar insônia, dormindo mal a pessoa vai ter cansaço e dores de cabeça, por exemplo, o sistema imunológico já não responde mais tão bem, pois o corpo está fisicamente e mentalmente desregulado e ao equilibrarmos as energias, pode-se melhorar a qualidade de vida, liberar as tensões emocionais, fazendo uma limpeza na mente e promovendo relaxamento interior.

O Reiki também gera nas pessoas o sentimento de esperança, de bem-estar, de alegria, de paz, de autoconfiança e isso faz com que seja possível realizar as tarefas diárias com mais facilidade, mais ânimo. O Reiki é capaz também de aumentar a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para diminuição de dores crônicas como dor na coluna, dor de cabeça, pois é capaz de reduzir as tensões, a fadiga muscular, por exemplo, algumas pessoas sentem os efeitos da sessão de Reiki logo nas primeiras sessões pois o reikiano vai desacelerar a energia da pessoa, mudando a vibração, a velocidade, produzindo ondas alinhadas aos chacras, equivalente aos órgãos afetados.

É possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocados por depressão, por exemplo, como tristeza excessiva, cansaço físico, perda de energia e de interesse nas atividades que antes eram um prazer.

E o que são chakras? Os chakras são nada mais do que o centros energéticos responsáveis pela troca e assimilação das energias que alimentam todo o nosso integrado físico, emocional, mental e espiritual. Imagine que a energia flui pelos chakras como um rio, e se um trecho deste rio estiver obstruído, todo o trajeto é afetado.

Em uma sessão de terapia de Reiki, o terapeuta irá posicionar suas mãos sobre cada um dos chacras e aplicar essa energia para restaurar e equalizar todo equilíbrio.

Segundo a tradição mais conhecida, nós possuímos sete chakras principais, localizados ao longo da nossa coluna vertebral, que é responsável pelo funcionamento dos nossos órgãos e glândulas, aceitando ou liberando energias.

O Governo Federal publicou no Diário Oficial em 2017, uma Portaria que inclui a Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde, o SUS, e a mesma Portaria também inclui outras terapias como musicoterapia, quiropraxia, e recentemente também foram incluídas outras técnicas como arte terapia, meditação. Dá uma olhadinha no Posto de Saúde mais próximo da sua casa e veja qual desses serviços estão disponíveis.

Texto extraído da vídeo-aula ministrada pelo Sr. Thiago Guimarães, no evento Maio Roxo 2020.  Thiago é formado em Gestão da Qualidade pela Universidade UNA. Carreira em terapias integrativas com formações em: • Barras De Access; • Reiki Usui;  Habilitação em Self Coaching, Leader Coaching, Life Coaching e Professional Coaching pela Act Coaching Internacional e Escola Superior de Coaching; Hipnoterapia clínica, fascinação, magnetismo e energética.