INTERCEPT: inovação na prevenção da Doença de Crohn
A EFCCA, em parceria com organizações de referência, está na linha de frente do projeto INTERCEPT, uma iniciativa revolucionária no combate à Doença de Crohn. Financiado pela Innovative Health Initiative Joint Undertaking (IHIJU), este projeto multimilionário em euros representa um avanço sem precedentes na prevenção e no controle dessa doença inflamatória intestinal.
A grande inovação do INTERCEPT está no uso de biomarcadores preditivos, que podem transformar a Doença de Crohn de uma condição sem cura para uma enfermidade controlável – e, possivelmente, evitável. Essa abordagem pode redefinir o futuro do tratamento e melhorar significativamente a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
A EFCCA tem um papel essencial nesse processo. O envolvimento da organização garante que as necessidades e experiências das pessoas com Doença de Crohn e suas famílias sejam priorizadas no desenvolvimento e na implementação do projeto. Essa participação reforça nosso compromisso em promover avanços concretos para a comunidade afetada pelas doenças inflamatórias intestinais. A DII Brasil se orgulha em ser membro EFCCA e único representante do nosso país na organização.
O INTERCEPT terá seu pontapé inicial com a reunião do consórcio no dia 19 de fevereiro, em Berlim, Alemanha, coincidindo com o Congresso ECCO – um dos eventos mais importantes no cenário global das doenças inflamatórias intestinais. Pesquisadores de ponta, profissionais de saúde e defensores dos pacientes estarão reunidos para traçar as estratégias desse projeto inovador.
Juntos, estamos construindo um futuro no qual a Doença de Crohn pode ser prevista, controlada e, quem sabe, evitada.
ℹ️ Informação extraída do site EFCCA.ORG