Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Sobre a falta do adalimumabe

O medicamento adalimumabe, usado no tratamento da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa, tem fornecimento irregular na rede SUS desde o segundo semestre de 2020.

Em nota técnica, o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde informou que em 2021 não realizou a compra do medicamento adalimumabe por questões administrativas e que a previsão de regularização no abastecimento está prevista para acontecer entre os meses de abril a junho.

Diante da urgência em regularizar o abastecimento, que deve ser feito de forma contínua para que os pacientes não tenham agudização das doenças, a DII Brasil apresentou denúncia junto ao Ministério Público Federal.

A denúncia foi recebida e tramita sob número PR-MG-00016354/2021 junto à Procuradoria da República em Minas Gerais, mas com efeitos que alcançarão todos os Estados da Federação.

Através das redes sociais da DII Brasil e aqui em nosso site daremos informações atualizadas sobre a tramitação do pedido, que também pode ser consultado diretamente no site do Ministério Público Federal, através do link http://apps.mpf.mp.br/aptusmpf/index2#/detalhe/410000000000109219499?modulo=0&sistema=portal.