Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Manifestações reumáticas nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Vamos abordar um tema muito importante que é sobre as manifestações reumatológicas ou manifestações reumáticas nas doenças inflamatórias intestinais e tratamentos disponíveis até então, justamente nesse mês de maio, que é o mês de conscientização acerca da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa.

Texto extraído da vídeo-aula ministrada pelo Dr. Leandro Barros, no evento Maio Roxo 2020

Dr. Leandro é Medico Reumatologista titulado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Reumatologista na Ampla Medicina, Hospital Lifecenter e Biocor Instituto, todos em Belo Horizonte/MG. Professor de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

E qual é a importância desse tema que estamos trazendo para conversar hoje?

É justamente porque dentre as manifestações extra intestinais das doenças inflamatórias intestinais, os sintomas articulares são os mais comuns que esses pacientes podem apresentar. Mas é importante caracterizar como são esses sintomas articulares, porque não é qualquer sintoma articular que tem que chamar atenção do paciente ou do médico que o acompanha.

Manifestações reumáticas ou reumatológicas nas DIIs

Esse acometimento, pode se dar principalmente de duas formas: o acometimento periférico e o acometimento axial.

O acometimento periférico é o acometimento das articulações periféricas do nosso corpo, então pés, tornozelos, joelhos, mãos, punhos, cotovelos, ombros. A característica da dor nesses locais, é uma dor, principalmente na parte da manhã, geralmente vem acompanhada de inchaço, vermelhidão e calor naquelas articulações e pode ter rigidez. O paciente acorda com a sensação de estar entrevado, na linguagem popular.

Em relação ao acometimento axial, que é o acometimento da coluna, ou seja, coluna cervical, coluna torácica, coluna lombo-sacra e das acrílicas, que se localiza na região da bacia. Esse acometimento também se dá com uma dor, principalmente na parte da manhã, que melhora ao longo do dia, pode vir acompanhada com uma rigidez importante, geralmente superior a 1 hora na parte da manhã. O paciente vai se queixar de dor na coluna, na coluna lombar, dor na região glútea, que o acorda no meio da noite ou que incomoda mais na parte da manhã. Esses são alguns sintomas que o paciente tem que ficar atento.

Outro sintoma, que o paciente pode ficar atento são as dores em locais onde os tendões do nosso corpo se ligam ao osso. Quando esses locais se inflamam, chamamos de  entesite. São dores, como por exemplo, na região do tendão de Aquiles, que pode ficar mais inchado, pode sentir muita dor na região do cotovelo, ou dor na região da bacia, então, todo local onde o tendão se liga ao osso, pode inflamar e o paciente terá dor também naquele local.

E por que é importante saber se o paciente apresenta esses sintomas articulares? Porque nem todos os tratamentos que são utilizados para tratar o intestino naquele paciente vão tratar as articulações. Por vezes, esse paciente precisa de um acompanhamento multidisciplinar, com um reumatologista, principalmente nos pacientes que têm acometimento periférico.

Por exemplo, o paciente tem uma dor no joelho, tem artrite no joelho, que é quando o joelho está quente, vermelho, inchado. Podemos utilizar alguns imunossupressores, como por exemplo, metotrexato, sulfassalazina, que são alguns exemplos. 

Pacientes com acometimento na coluna, que acorda no meio da noite com dor ou com dor somente na parte da manhã, podemos utilizar anti-inflamatórios e naqueles pacientes que não respondem a esses imunossupressores sintéticos e aos anti-inflamatórios, podemos fazer o uso dos imunobiológicos, que também são utilizados na doença inflamatória intestinal. 

Para a doença inflamatória intestinal, existem alguns imunobiológicos que são liberados em bula como adalimumabe e infliximabe, certolizumabe pegol, tecnomabe, vedolizumabe e na Retocolite Ulcerativa também tem o golimumabe.

Mas nem todos eles vão atuar também na articulação, como por exemplo, o vedolizumabe não tem uma ação na articulação. O paciente, se utilizar essa medicação, estará bem tratado do ponto de vista intestinal, mas a articulação não vai estar bem tratada.

Então, por vezes precisamos que o reumatologista também acompanhe o paciente junto com gastroenterologista ou o proctologista, e que decidam juntos por uma medicação que abrangerá todos esses acometimentos que o paciente pode apresentar.

A título de curiosidade, por exemplo, o infliximabe e o adalimumabe têm uma ação mais sistêmica, digamos assim. Ele atua tanto no intestino como nas articulações, sejam as articulações periféricas, joelhos, tornozelos, pés, ombros, cotovelos, mãos, e também vão ter uma ação axial, ou seja, na coluna e na região da bacia, região das acrílicas. 

Basicamente é isso, quis  trazer justamente essa informação para que vocês fiquem atentos caso apresente algum desses sintomas. Quando for à consulta com o gastroenterologista, coloproctologista, se tiver sentindo alguma dor articular alguma dor na coluna, é importante comentar isso com ele, porque por vezes, irá te encaminhar também para um reumatologista, para uma avaliação conjunta.

Então, quero agradecer também o convite da Associação Nacional dos Portadores de Doença Inflamatória Intestinal e me colocar à disposição para eventuais dúvidas, meu Instagram profissional @drleandrobarros.reumato estou à disposição.