Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Crohn e Retocolite: a culpa é da genética?

A causa da minha DII é a genética?

A resposta é: NÃO NECESSARIAMENTE. 

____________________________

É muito comum associar a genética familiar (hereditariedade) com o desenvolvimento das DIIs. 

____________________________

O que sabemos até agora, é que existem fatores intrínsecos (genética) e fatores extrínsecos (ambientais) que podem estar ligados com a patogênese das DIIs. Mas deixa eu te falar uma coisa: “ – A verdade é que a genética por si só, de forma isolada, sem o envolvimento de algum tipo de fator ambiental, não será plenamente capaz de levar ao desenvolvimento das DIIs ”.

____________________________

Existem evidências científicas que comprovam a existência de mais de 200 genes que estão associados com a suscetibilidade de desenvolvimento das DIIs. Esses genes podem ser repassados por várias gerações dentro de uma mesma família. Mas como descrito no parágrafo anterior, embora os pesquisadores acreditem que a genética seja um fator muito importante para o desenvolvimento das DII, eles também sugerem que a genética por si só não é o único fator responsável pelo aparecimento da doença. O que quero dizer com isso, é que a sua genética NÃO NECESSARIAMENTE vai definir que você tenha ou não DII. Não é à toa que existem casos em que alguns portadores de DII não tem nenhum familiar que seja também um portador. 

____________________________

Fazendo uma analogia simples, imagine que os seus genes são pequenos cadeados e que os fatores ambientais são as chaves para abrir ou fechar esses mesmos cadeados. Existem fatores ambientais que são capazes de abrir os alguns cadeados (genes) que são responsáveis pelo aparecimento da doença, assim como existem outros fatores ambientais que fazem o inverso, eles fecham os cadeados dos genes que favorecem o aparecimento da doença e, portanto, nos protegem das DII. 

____________________________

Dessa forma, podemos concluímos que os fatores ambientais são tão importantes quanto a própria genética. Mas o que são esses fatores ambientais? Bem, são eles os alimentos que você consome, a atividade física ou sedentarismo, os medicamentos, a poluição, se você fuma ou não, entre outros. Resumindo, é tudo o que você se expõe ou já se expôs nessa vida. 

____________________________

A soma de todos os fatores ambientais os quais os seres humanos se expõem é denominado de EXPOSOMA. Até a próxima!

REFERÊNCIA: [1]. Rogler G, Vavricka S. Exposome in IBD: recent insights in environmental factors that influence the onset and course of IBD. Inflammatory bowel diseases. 2014 Oct 29;21(2):400-8.

Artigo do Professor Ítalo Garcia, nutricionista membro do Conselho Científico da DII Brasil